terça-feira, 13 de setembro de 2011

Oficina Renda Marafunda: aprender para preservar


A renda marafunda foi trazida para o Brasil por mãos portuguesas. Em Ouro Preto, a Associação Arte, Ofício e Cultura tenta resgatar essa tradição, oferecendo semanalmente aulas gratuitas para o aprendizado dessa arte.  

Em 2010 a oficina foi inscrita na Jornada Mineira Cultural, esse ano pelo contrário recebeu o convite para participar. No seu ano de estréia foram três dias de oficina, um no bairro Padre Faria, outro no Pilar e um último na Casa de Gonzaga.   Contudo, este ano se apresentou nos dias 12 e 13 apenas no bairro São Sebastião, isto porque, como explicou Dona Maria José Moreira: “assim dá tempo de iniciar os trabalhos e terminar, a pessoa não precisa se deslocar para terminar a renda”.  O convite recebido para a participação na Jornada e o novo formato para a realização das oficinas mostram o interesse dos participantes e de seus realizadores para facilitar e divulgar a confecção da renda
Saindo de sua sede, no bairro São Cristóvão, a Associação Arte, Oficio e Cultura leva  através das oficinas um conhecimento a seus apreciadores, e, para aqueles que desejarem fazer desse uma fonte renda. Este último interesse Carmem Less relatou ser comum naqueles que são freqüentes nas aulas de renda marafunda, “as pessoas aprendem, depois passam a ensinar e fazem a renda marafunda por conta própria”.
Para os interessados a aprenderem e a se dedicarem ao ofício dessa arte, basta procurar a associação de moradores do bairro São Cristóvão. As aulas são ministradas pela Maria José e a Carmem Less, entre outras senhoras, toda terça-feira de 13h00 às 16h00.
            Vale a pena conferir!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário